Reserva de emergência, como juntar dinheiro ganhando pouco!
Se você precisa juntar dinheiro para criar sua reserva de emergência, mas, não consegue porque ganha pouco, você veio ao post certo!
Depois de 2020 a reserva de emergência demonstrou ser indispensável para pessoas e empresas, especialmente para quem julga ter pouco dinheiro.
E aqui você vai aprender como montar uma reserva de emergência, mesmo que você nunca tenha guardado dinheiro, aplicando três dicas simples, porém muito eficientes.
O que é reserva de emergência e para que serve?
A reserva de emergência é uma quantia que pode cobrir pelo menos 6 meses do seu custo de vida.
E serve para ser usada em momentos de urgência.
Como por exemplo, um problema sério de saúde, a perda total ou parcial dos seus recebimentos, um gasto extra com reforma que não pode ser adiado.
Quem deve ter reserva de emergência?
A reserva financeira de emergência é indicada para pessoas e empresas.
Especialmente para chefes de família, que além de custear os próprios gastos, possuem dependentes.
Acima de tudo, para quem julga ter pouco dinheiro, pois em momentos de emergência, quem não tem dinheiro acaba se endividando em maior proporção.
+ Para ler depois: 5 Ideias Para Ganhar Dinheiro com Pouco Investimento
Quanto devo guardar para a reserva de emergência?
A maior parte dos especialistas em finanças concorda que 6 meses de custo de vida.
Ou seja, para os gastos essenciais, 6 mesmes pode ser um bom valor para iniciar a reserva.
No entanto, esse valor deve variar de acordo com seu perfil financeiro.
Por exemplo; se você é solteiro e mora em um imóvel quitado.
O seu custo de vida poderia ser tranquilamente reduzido por um tempo determinado caso perdesse o emprego, tendo em vista que sua casa é própria, você não corre o risco de ficar sem moradia.
Portanto, 6 meses de gastos essenciais já pode ser considerado um valor suficiente.
Porém, se você é casado e tem filhos, o ideal seria uma quantia de no mínimo 12 meses de seus gastos fixos.
Isso porque você tem mais responsabilidades financeiras.
Como criar uma reserva financeira?
Para criar uma reserva financeira é necessário poupar dinheiro, o que para muitas pessoas é uma tarefa bem difícil.
Isso porque a maioria estão acostumadas a gastar muito mais do que recebem.
Além disso, uma grande maioria da população nem sequer tem ideia do quanto gasta!
Não costumam, contar as despesas, ter uma mentalidade de economizar e guardar dinheiro para o seu “eu do futuro” e os possíveis contratempos que existirão!
Mas, você que está lendo esse conteúdo, vai poder melhorar sua mentalidade e se você ler até o fim, quem sabe eu te convenço a iniciar sua reserva imediatamente!
E claro, para isso reservei algumas dicas bem eficientes, que talvez você até já saiba, mas não colocou em prática!
Portanto, a hora é agora!
- Faça uma renda extra: Se você for esperar o dinheiro sobrar você provavelmente nunca vai sair do lugar, principalmente diante do cenário econômico global! Você precisa correr atrás e conseguir um dinheiro extra, aqui no blog você encontra diversas ideias para ter renda extra! Comece Já!!!
- Crie uma nova conta exclusivamente para sua reserva financeira: Atualmente existem muitas contas digitais gratuitas que remuneram 100% do CDI em CDBs de liquidez diária, e se você não sabe do que estou falando aqui no blog, também tem dicas para você criar uma conta digital grátis e investir em CDB de liquidez diária!
- Não espere a emergência chegar, comece agora mesmo: Não espere o momento ideal surgir, mesmo que você comece depositando 50 ou 100 reais por mês, o importante é começar logo! E entender que ter sua reserva financeira é uma necessidade básica e inadiável.
E para conquistar a sua tranquilidade financeira é possível que em alguns momentos, você tenha que economizar um pouco mais!
Substituir e remover gastos desnecessários, para que você consiga guardar dinheiro.
Por exemplo, ao invés de pedir uma pizza, tente pesquisar no You Tube uma receita caseira que pode substituir uma pizza.
É bem possível que você além de economizar dinheiro, consiga se alimentar de uma forma mais saudável!
Leia também: CDB mais limite de crédito Inter como funciona?
Como criar uma reserva financeira ganhando um salário mínimo
Criar uma reserva financeira para emergências ganhando um salário mínimo é possível desde que, você tenha disciplina em guardar uma parcela do seu recebimento para o seu “eu do futuro”!
A maior vantagem em ter uma reserva de emergência estar livre de a necessidade ter que pedir dinheiro emprestado a terceiros nos momentos de dificuldade, seja para bancos ou parentes.
Com dinheiro guardado você também evita o surgimento de novas dívida por já ter um dinheiro para pagar despesas extras e inesperadas.
E é exatamente por isso que a reserva de emergência precisa ser guardada em um investimento que você possa ter acesso de forma imediata.
Ou seja, o objetivo principal da reserva de emergência não é te deixar rico, e sim manter o seu dinheiro seguro e acessivel de forma rápida!
Da mesma forma, é fundamental que o dinheiro da reserva de emergência esteja em um investimento seguro.
Portanto, escolha um banco confiável e um investimento que seja garantido pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito que cobre até 250 mil reais por CPF em instituições bancárias que cumprem as normas do FGC.
Diante de tudo que você leu, eu realmente espero que você comece agora mesmo a criar sua reserva de emergência mesmo ganhando pouco dinheiro.
E comenta aqui qual a sua maior dificuldade na hora de guardar dinheiro, um forte abraço e até o próximo conteúdo!
Se preferir assista a versão em vídeo desse conteúdo!
Deixe uma resposta