Se você encontrou este artigo, é porque tem interesse em cursar o nível superior. Isso é ótimo, porém você precisa refletir em algumas questões antes de iniciar.
É comum termos salas de aulas cheias no primeiro semestre, e no decorrer dos meses percebermos que está esvaziando.
Se você já cursou alguma disciplina em faculdade, pode ter observado que nem todos que iniciam, conseguem completar o curso e obter o diploma de nível superior.
Escolha Um Curso Desejável e Sustentável Para Você
Em primeiro lugar quero que você comece a analisar o curso ideal para você de acordo com suas limitações.
Para esclarecer as limitações, é necessário atentar-se para os seguintes fatores; horário das aulas, preço do curso (caso você tenha que pagar), quantidade de semestres, e o onde fica localizada a faculdade.
Muitas pessoas consideram como principal fator limitante para a escolha de seu curso, as disciplinas da grade curricular.
Por exemplo, se tem matemática e cálculos não da para mim!
Ou por outro lado, se os assuntos abordados se referem mais a literatura, história e ciências humanas, é o que eu quero!
É interessante observar a grade curricular, porém ela não pode ser o único fator para tomada de decisão.
Portanto vamos analisar a partir de agora os principais fatores que podem ser decisivos para que você consiga concluir seu curso de nível superior.
Horário Das Aulas
Um dos fatores mais importantes e que podem atrapalhar muito a conclusão do seu curso, é o horário de suas aulas e sua disponibilidade em cumpri-lo até o fim do curso.
É comum muitos alunos reprovarem nas disciplinas por falta e na maioria dos cursos existe um percentual mínimo de presença. Se você não conseguir cumprir não será aprovado ao fim do semestre.
Para alguns cursos, existem aulas em turnos diferentes, de acordo a liberação das disciplinas.
Isso pode ser prejudicial para quem tem outra atividade durante o dia, como por exemplo; trabalho. Portanto fique atento para não ser pego de surpresa.
Se este for seu caso, trate previamente com seu superior no seu trabalho, informe pelo menos um semestre antes que precisará de liberação para ir as aulas, e reforce sua necessidade a medida que o período se aproximar.
Da mesma forma que você precisa comparecer as aulas, também precisa trabalhar, na mioria das vezes para custear a faculdade.
Então, um curso que atrapalhe o seu trabalho, pode não ser sustentável a longo prazo. Pense bem ao escolher um turno e curso, para que não seja necessário trancar por não poder comparecer as aulas presenciais.
Acima de tudo, você precisa assistir as aulas por completo para absorver o conteúdo do curso.
Portanto você precisa também atentar-se em escolher uma faculdade que seja acessível para sua locomoção, do lugar onde você se encontra até chegar no local da aula.
Iremos ver a importância desse requisito no próximo tópico
Localização Da Faculdade
É muito importante escolher bem a sua faculdade levando em consideração a localização.
Isso porque você pode ter que enfrentar trânsito até chegar o local de sua aula, e o seu deslocamento pode além de ser cansativo, provocar atrasos.
Por exemplo, ao escolher minha primeira faculdade eu optei por uma faculdade próximo ao meu local de trabalho.
Considerei a minha profissão que não me permitia sair antes do horário, como eu trabalhava durante o dia só tinha o turno da noite para estudar.
Lembro-me que minha aula começava as 18:15 em ponto e eu trabalhava até as 18:00. Portanto eu só tinha 15 minutos para me deslocar até a faculdade.
E é claro que eu pretendia assistir a aula desde o início. Então era essencial que a faculdade fosse próximo ao meu local de trabalho.
Em algumas ocasiões até tive que ir a pé para me livrar de engarrafamentos.
Entretanto, assistir as aulas desde o início e não chegar tão cansada do trânsito me ajudou bastante a compreender o conteúdo que era passado nas aulas.
Duração do Curso
Outro fator relevante para escolha do seu curso é a duração.
Isso porque o tempo que você passará cursando é um tempo que exigirá de você disponibilidade, comprometimento em estudar e na maioria dos casos a obrigação financeira a pagar.
Portanto análise bem a quantidade de semestres, e planeje sua rotina principalmente a financeira enquanto se dedica a sua graduação.
Para quem trabalha o desafio se torna ainda maior, certamente já tem uma rotina pré-definida de trabalho e terá menos tempo para dispor dos estudos.
É comum o trancamento da faculdade antes da conclusão, muitos estudantes não conseguem conciliar trabalho e estudo.
Existem muitos cursos similares, mais voltados para o mercado de trabalho, como por exemplo, os cursos de gestão tecnológica.
São cursos de nível superior, porém, mais voltados para o mercado de trabalho e portanto tem uma duração menor.
O lado bom, é que você pode concluir sua graduação, pagando um valor mais acessível, em menor tempo e logo depois já pode buscar uma pós-graduação.
Essa estratégia na maioria dos casos, trará benefícios melhores do que uma graduação tradicional de quatro ou cinco anos.
E depois de pós-graduado, poderá ter uma remuneração maior, que lhe proporcionará mais comodidade para se quiser cursar uma graduação como licenciatura ou bacharel, com mais tranquilidade e maturidade.
Preço do Curso ou Bolsa de Estudos
O preço do curso é um dos fatores mais importantes e que infelizmente não é tão observado quanto o necessário.
Em minha trajetória escolar presenciei muitas desistências por conta do fator limitante financeiro.
Isso porque no momento da escolha do curso, o graduando não considera a importância do valor que terá de desembolsar mensalmente.
Ou por outro lado, se dedica verdadeiramente nos estudos para buscar uma bolsa de estudos.
No meu caso minha primeira formação em Gestão Financeira fui bolsista do programa Pro Uni com bolsa de 100% de desconto.
É claro que eu tinha que manter uma média boa para não correr o risco de perder a bolsa e estudei bastante para isso.
Atualmente existem vários programas inclusive de iniciativa privada que podem te ajudar a quitar o curso com bolsa de estudo ou financiá-lo.
Caso o curso de seu interesse se encaixe nos parâmetros listados anteriormente, a bolsa de estudos pode se tornar uma alternativa viável e mais segura.
Caso você precise pagar a sua faculdade escolha um curso que você possa custear a longo prazo, visualize sua capacidade financeira ou de seus pais.
Um acontecimento que pode frustrar e desmotivar o estudante é a desistência por falta de dinheiro para pagar as mensalidades.
Então caso o seu curso de interesse principal não seja acessível financeiramente, verifique a possibilidade de cursar um segundo curso na mesma área.
Após estar formado, suas chances de conseguir um emprego ou montar um negócio com maior retorno financeiro certamente aumentarão.
E se achar necessário pode cursar a faculdade de seus sonhos com maior estabilidade financeira.
Esses princípios tem como objetivo te mostrar como cursar uma faculdade pode ser uma fase de conquistas e sucesso, porém é necessário escolher com prudência.
E acima de tudo refletir nas maiores mudanças que ocorrerão em sua vida, desde o primeiro dia de aula até a sua colação de grau.
Esse post te ajudou? Então não perde tempo compartilha com seus amigos!
Deixe uma resposta