Empreendedor: 6 erros que você não sabe que está cometendo!
Nesse post, vou revelar para você empreendedor, 6 erros que você não sabe que está cometendo, mas que podem ser fatais para o seu negócio!
Talvez, você até pense que são boas estratégias.
Porém, eu vou te mostrar, que são erros graves que podem está fazendo seus clientes fugirem de você.
Ou seja, eles podem até chegar até você e realizar a compra ou serviço, mas é bem certo que nunca mais voltarão!
Vou explicar a você cada erro, através de histórias reais que aconteceram comigo ou pessoas próximas.
Esses erros foram listados, baseados em conceitos de ética empresarial e práticas de governança corporativa.
Portanto, empreendedor leia o post até o fim, para entender tudo, e nunca mais repetir esses 6 erros que você não sabe que está cometendo!
E não esquece de enviar para seus amigos, e os empreendedores que também estão cometendo os mesmos erros!
1° Erro: Atender estressado, irritado e nervoso!
É muito comum, conversar com o cliente, enquanto você realiza uma venda ou presta um serviço.
Claro, que o diálogo é um meio de descobrir as preferências do cliente, também de persuadi-lo a comprar seu produto.
No entanto, essa estratégia deve ser bem aplicada, de modo que, o foco seja realmente o bem estar e a satisfação do cliente!
Portanto, meu amigo ou amiga, você deve representar a solução para o problema dele…
E não, um outro problema!
Ou seja, o momento em que seu cliente estiver com você, deve ficar na lembrança dele como uma experiência agradável.
Um exemplo disso acontece constantemente comigo!
Tenho muitas dificuldades em fazer as unhas aqui na cidade onde eu moro!
Isso porque, muitos dos ateliês de unha que já visitei, não me deixaram boas lembranças.
As profissionais, infelizmente estão sempre irritadas com algo, o que reflete na minha cotícula sendo arrancada ferozmente!
São boas profissionais, mas por estarem sempre estressadas e mal humoradas, tornam o ambiente pesado e indesejável.
Ao sair de locais assim, eu só consigo pensar, tomara que eu não tenha que voltar tão cedo!
Certamente, não conseguimos estar contentes o tempo todo.
Porém, ao tratar com clientes, devemos ter equilíbrio, e gerir melhor as nossas emoções.
Empreendedor: 6 erros que você não sabe que está cometendo!
2° Erro: Desabafar seus problemas pessoais com o cliente!
Outro erro, que pode surgir no decorrer da conversa com o cliente; é desabafar seus problemas pessoais com ele.
É claro que, todos nós temos problemas, é natural da vida, nem tudo está bem o tempo todo!
Porém, o seu cliente não é seu psicólogo!
E mesmo que, seja seu amigo, o momento em que você está vendendo um produto ou serviço, deve ter caráter profissional.
Ou seja, o profissional precisa ser visto como a autoridade que vai resolver o problema de quem o está contratando.
Você pode até contar sobre seu problema, se fizer parte da negociação, ou se servir como exemplo produtivo para o que estão negociando.
Portanto, faça com o que o cliente encontre no seu atendimento, um momento de paz, onde ele pode esquecer um pouco dos problemas que já possui.
Dessa forma, é muito mais provável que o cliente volte a comprar de você, por associar a compra em um momento agradável.
3° Erro: Falta de higienização pessoal e do ambiente
Esse erro é principalmente cometido por empreendedores iniciantes.
E acima de tudo, que ainda não possuem uma rotina de atendimento determinada.
Tão pouco, sobre a limpeza e higienização do ambiente.
No entanto, esse erro principalmente no início podem causar situações desagradáveis para os clientes.
Como exemplo, vou contar uma história que aconteceu comigo.
Eu estava buscando um serviço para mulheres, aqui nas proximidades.
Entrei em contato com a profissional, e agendei o serviço no local que ela atende.
Ao chegar lá, percebi que o local também era a casa dela, e até ai tudo bem!
Porém, o que foi bem desagradável foi perceber que ela não estava me aguardando.
Na verdade, pareceu que ela ainda estava dormindo, mesmo eu tendo marcado horário com ela.
E o pior, deu para notar que ela não tinha feito sua higiene pessoal básica, como o banho, troca de roupas, escovar dentes…
Eu senti como se estivesse atrapalhando o sono ou a própria rotina matinal da profissional.
O Tempo que você disponibilizar ao cliente, deve ser para atendê-lo.
Portanto, determine sua rotina de trabalho, de acordo com sua real disponibilidade de atendimento.
Se não tem tempo… Não marque atendimento!
Acima de tudo, é um ato de respeito ao seu cliente e a você também!
Empreendedor: 6 erros que você não sabe que está cometendo!
4° Erro: Trabalhar doente
Esse erro é um dos mais cometidos.
Principalmente por mulheres.
Sei que somos em grande parte, forte e destemidas.
Acima de tudo, comprometidas e muito responsáveis com nossas metas.
Mas, trabalhar doente não faz bem, nem para nós mesmas e tão pouco para os clientes.
Atualmente, é ainda mais grave, por haver a possibilidade de contaminar outras pessoas.
Da mesma forma, também não recomendo trabalhar com filhos doentes!
Digo isso porque sou mãe, e já passei por isso.
E por vezes, até cometi erros no meu trabalho por está desatenta e preocupada com meu filho.
Ou seja, você perde a oportunidade de cuidar pessoalmente do seu filho, e também perde o dia de trabalho, por se tornar improdutiva.
Então, pense bem antes de assumir um dia de trabalho sem a condição de dar total atenção ao seu cliente.
Para momentos assim, você pode usar sua reserva de emergência.
E tirar o tempo necessário para se cuidar e cuidar de quem você ama!
Eu felizmente, já não passou por isso, por ter me tornado uma empreendedora digital.
Posso trabalhar de casa, ou de qualquer lugar, apenas com meu notebook e acesso a internet.
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5° Erro: Falta de organização e compromisso
Não ter organização e compromisso com o seu negócio.
Da mesma forma, que esse erro pode afastar seus clientes, também pode falir seu negócio!
Acima de tudo, não cumprir prazos, não responder os clientes, faltar ou desmarcar o serviço, e não retornar solicitações pode acabar com sua reputação junto aos clientes.
Esses erros são muito comuns, para empreendedores iniciantes e que já tem uma principal fonte de renda.
Por já terem uma fonte de renda, não encaram seu negócio com seriedade!
Geralmente, o empreendedorismo para eles é apenas uma forma de gerar renda extra.
Porém, mesmo nesses casos, é fundamental ter compromisso com seu cliente.
Tenho outra história a respeito disso!
Recentemente, precisei fazer um pedido de salgados para uma comemoração.
Fui até o local, combinei com o responsável, e um dia antes, falei com ele no whatsapp, para confirmar!
Ele simplesmente, me falou que não ia dar para fazer!
E eu tive, que bem próximo do evento procurar outro local para encomendar os salgados!
Era minha primeira compra naquele local…
Porém, depois dessa falta de compromisso, nunca mais pretendo gastar meu dinheiro naquele lugar!
6° Erro: Falta de clareza e ética profissional
Certamente, um erro bem comum, que aborrece clientes, ao ponto deles nunca mais voltarem a comprar de você!
É a prática enganosa, ou mesmo a falta de clareza e transparência nas negociações.
Acima de tudo, se você deseja ter um empreendimento de sucesso, você precisa ser um profissional de referência.
Ou seja, conquiste a confiança dos seus clientes.
Seja claro, sobre os benefícios de seu produto ou serviço.
Existem muitas formas de promover seu produto ou serviço sem enganar o seu cliente.
Estude, e aplique…
Não faça anúncios enganosos, ou fraudulentos.
Principalmente ao se tratar de promoções, ou sorteios.
Lembro-me de uma história que aconteceu com alguém próximo a mim.
Existe uma loja de produtos de beleza bem conhecida aqui onde eu moro.
Ela é bem antiga, e o dono bem conhecido por sua falta de cordialidade com os clientes.
Uma pessoa que conheço foi comprar um produto lá, e o encontrou com o preço bem atrativo.
Porém, ao usar, viu que o produto parecia adulterado, isso porque já havia comprado o mesmo produto em outros lugares.
Então, foi notável a diferença na qualidade ao usar.
O cliente voltou lá, e descobriu por uma funcionária que os produtos não eram bem armazenados, e o calor altera a qualidade de muitos produtos.
Porém, mesmo reclamando, o cliente não teve a troca do produto ou a devolução do valor!
Resultado: esse cliente falou para outras pessoas, que assim como eu pararam de comprar no local!
Essa história já tem alguns anos, e recentemente passei por lá, e vi que a loja está quase fechando…
Certamente, isso aconteceu com outros clientes, que também compartilharam a experiência com pessoas próximas.
E atualmente, ninguém está disposto a arriscar fazer compras e ficar no prejuízo!
Empreendedor: 6 erros que você não sabe que está cometendo!
Portanto, fique atento a esses erros bem comuns, que podem fazer com que o seu cliente fuja de você!
O bom atendimento, a qualidade dos produtos e serviços, a higienização do local e pessoal e a clareza nas negociações podem popularizar sua marca ou destruí-la.
Então, assuma uma postura profissional, e não trate seus clientes como você não gostaria de ser tratado.
Acima de tudo, organize-se, planeje e cumpra suas rotinas de empreendedor.
O sucesso só vem quando você se dedica, e faz coisas extraordinárias.
Espero que essas dicas te ajudem, deixa aqui seu comentário, falando sobre outros erros que eu não citei!
Um grande abraço, e até o próximo conteúdo!
Encontre mais informações sobre empreendedorismo no site oficial do Sebrae.
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